Regulamento - Temporada 2013

1. CAMPEONATO

1.1 As inscrições para o Interkart 2013 estarão abertas a partir do dia 8 de Maio de 2013.

1.2 As corridas ocorrem em kartódromos de aluguel, ou seja, todo o equipamento (carrinho do kart, capacete, luvas, etc) é fornecido nos locais.
Não é necessária nenhuma experiência com karts, ou com direção (tampouco ter habilitação), basta ter mais de 14 anos, e vontade de correr. O valor de cada corrida é pago DIRETAMENTE ao kartódromo em cada etapa (em média 50 reais, veja os preços praticados na tabela do item 1.3).

1.3 O Campeonato de 2013 possui um calendário com 6 (seis) etapas a serem realizadas durante o ano, sendo uma etapa por mês, iniciando-se no mês de Junho e terminando em Novembro. Segue calendário INTERKART Temporada 2013:

Nº.EtapaDataLocalValor
Corrida de AberturaGP São José dos Pinhais15 de JUNHOSão José dos Pinhais/PR50,00
2ª.GP Colombo13 de JULHOColombo/PR40,00
3ª.GP Curitiba I (Outdoor)17 de AGOSTOCuritiba/PR60,00
4ª.GP Pinhais14 de SETEMBROPinhais/PR30,00
5ª.GP Curitiba II (Outdoor Invertida)19 de OUTUBROCuritiba/PR65,00
Grande FinalGP Raceland30 de NOVEMBROPinhais/PR80,00

* As corridas sempre serão aos sábados a tarde.
* Os horários serão confirmados quando a corrida estiver próxima, pois dependemos de horário reservado junto ao kartódromo.
* Estas datas podem sofrer alteração, por motivos variados (feriado, chuva - se a pista for a céu aberto, etc), mas todos os pilotos serão avisados com antecedência.


1.4 - Todas as etapas terão duração de 30 minutos de Corrida.

1.5 - O número de inscrições máximo será de 30 pilotos por categoria.

1.6 - Valor de inscrição é de R$ 25,00 por piloto para as categorias do masculino, e 15 reais para a categoria do feminino, e deve ser pago para a organização do Interkart na primeira etapa (taxa única, paga uma vez apenas, válida para a temporada de 2013).

1.7 - O valor da inscrição será utilizado unicamente para a aquisição do material de premiação, com prestação de contas no site oficial do campeonato. Material de premiação: medalhas personalizadas para os três primeiros colocados de cada bateria, em todas as etapas e, ao fim do campeonato, a entrega de troféu de campeão, vice e terceiro lugar, e uma medalha para os demais.

1.8 - O valor de cada etapa deverá ser paga pelo piloto diretamente nos kartódromos (valor este que varia de 40 a 80 reais, dependendo do kartódromo). Por isso mesmo, se o piloto não comparecer, não precisa pagar a etapa.


2. CRITÉRIOS DE PONTUAÇÃO

2.1 - Existe um limite de pilotos por corrida em cada kartódromo (varia de 10 a 20), sendo os pilotos divididos em mais de uma bateria neste caso.

2.2 - Cada bateria contará os pontos independente das outras, ou seja, se tivermos 3 baterias de 10 pilotos cada, teremos 3 pilotos vencedores, e que somarão 22 pontos cada.

2.3 - A definição de quem correrá em qual bateria será feita através de sorteio, e os pilotos serão avisados com antecedência de pelo menos 24 horas.

2.4 - As pontuações serão as seguintes:

ColocaçãoPontos
1ª colocado22 pontos
2ª colocado20 pontos
3ª colocado18 pontos
4ª colocado17 pontos
5ª colocado16 pontos
6ª colocado15 pontos
7ª colocado14 pontos
8ª colocado13 pontos
9ª colocado12 pontos
10ª colocado11 pontos
11ª colocado10 pontos
12º colocado09 pontos
13º colocado08 pontos
14º colocado07 pontos
15º colocado06 pontos
16º colocado05 pontos
17º colocado04 pontos
18º colocado03 pontos
19º colocado02 pontos
20º colocado01 ponto


2.5 - Descarte
Haverá 1 corrida de descarte, ou seja, o pior resultado de cada piloto automaticamente é ignorado na classificação, assim cada piloto pode faltar 1 corrida, que ainda assim manterá chances de brigar por posições de igual-para-igual com os demais pilotos. Junto com o resultado descartado, também é descartada qualquer bonificação (pole-position, volta mais rápida, confirmação de presença) ou punição (não comunicação de falta).


2.6 - Bonificações:

PontosMotivo
+1ponto pra quem faz a melhor volta da bateria (alterado em 07/06/2013)
+1ponto por pole-position (piloto que sair em 1º. na sua bateria) (alterado em 07/06/2013)


2.7 - Quanto a confirmação de presença em cada etapa:
Para poder agendar as corridas, nos comprometemos com os Kartódromos a levar um número x de pessoas, então se alguém falta sem avisar, acaba ocasionando um transtorno tanto para o kartódromo quanto para os outros pilotos, já que as baterias são sorteadas 24 horas antes das corridas. O ideal é que todos avisem, se irão ou se faltarão, mas para incentivar essa comunicação (que pode ser via SMS, email ou telefone), segue:

PontosMotivo
+1acrescenta-se 1 ponto para o piloto que confirmar presença até 24h antes da corrida, e comparecer na mesma.
-1retira-se 1 ponto para o piloto que faltar sem avisar pelo menos 24h antes da corrida.


3 - CATEGORIAS

3.1 - Para tentar ser mais justo com todos, o campeonato está dividido em 5 categorias:

#Categoria
1de 50kg até 65kg
2de 65kg até 80kg
3de 80kg até 95kg
4mais de 95kg
5feminino

* Algumas categorias podem ser excluídas, se não houver um número mínimo de inscritos.
* Haverá uma tolerância de 2kg pra mais ou pra menos (Ex: se o piloto pesa 80kg, ele escolhe uma das duas categorias em que se enquadra).
* A pesagem será feita uma única vez em todo o campeonato; após isso, independente do piloto mudar de peso, permanece na mesma categoria.


3.2 - Em caso de exclusão da categoria por não atingir o número mínimo de inscritos, o piloto já inscrito poderá optar em participar da categoria imediatamente abaixo - sendo que deverá estar ciente que levará desvantagem em correr com pilotos mais leves.


5 - CRITÉRIOS DE DESEMPATE

5.1 - Os critérios para se definir o Grande Campeão de cada categoria, o vice-campeão, e as demais posições, são os seguintes:

#Categoria
1º.Número de pontos considerando as cinco melhores pontuações de cada piloto (ou seja, o pior resultado do piloto é descartado)
2º.Em caso de empate, o maior número de pontos considerando os descartes - ou seja, conta-se os pontos de todas as SEIS etapas.
2º.Em caso de empate, o maior número de vitórias (considerando os 5 melhores resultados)
2º.permanecendo o empate, o maior número de segundos lugares (considerando os 5 melhores resultados)
2º.permanecendo o empate o maior número de terceiros lugares (considerando os 5 melhores resultados)
...e assim por diante, até o número menor de colocação possível, sempre considerando os 5 melhores resultados.
Permanecendo o empate, SORTEIO.


6 - PUNIÇÕES E ADVERTENCIAS

6.1 - Em todas as corridas os pilotos que estiverem assistindo as baterias servirão de juízes, e o relato dos participantes da corrida serão solicitados; caso a maioria ache que algum piloto intencionalmente e/ou repetidamente ou imprudentemente praticou algum ato anti-desportivo, este será punido com a perda de pontos na corrida (se for primeira vez, mas não é regra), e pontos na classificação geral (reincidente, ou caso seja grave) (não poderá usar no descarte).

6.2 - Para efeitos de "ato anti-desportivo" do item anterior, consideramos, mas não limitado a: "totós" (cutucões seguidos em quem está na frente), tirar pilotos da pista intencionalmente, desrespeitar uma bandeira do fiscal de prova, ser punido pelo fiscal de prova (desde que se julgue devida a punição), desrespeitar outro colega (isso inclui ANTES, DURANTE e APÓS a corrida).

6.3 - Em caso extremo de piloto desleal, e caso seja decisão da maioria, o piloto poderá ser expulso do campeonato.


7 - PREMIAÇÕES

7.1 - Em cada etapa, serão premiados os 3 primeiros colocados de cada bateria, com medalhas.

7.2 - Ao final do campeonato, os três melhores de cada categoria receberão troféus, e os demais medalhas.


8 - ESTE REGULAMENTO

8.1 - Este regulamento poderá sofrer alterações antes e durante o campeonato, as modificações serão sempre comunicadas aos participantes.