Regulamento - Temporada 2013
1. CAMPEONATO
1.1 As inscrições para o Interkart 2013 estarão abertas a partir do dia 8 de Maio de 2013.
1.2 As corridas ocorrem em kartódromos de aluguel, ou seja, todo o equipamento (carrinho do kart, capacete, luvas, etc) é fornecido nos locais.
Não é necessária nenhuma experiência com karts, ou com direção (tampouco ter habilitação), basta ter mais de 14 anos, e vontade de correr. O valor de cada corrida é pago DIRETAMENTE ao kartódromo em cada etapa (em média 50 reais, veja os preços praticados na tabela do item 1.3).
1.3 O Campeonato de 2013 possui um calendário com 6 (seis) etapas a serem realizadas durante o ano, sendo uma etapa por mês, iniciando-se no mês de Junho e terminando em Novembro. Segue calendário INTERKART Temporada 2013:
Nº. | Etapa | Data | Local | Valor |
Corrida de Abertura | GP São José dos Pinhais | 15 de JUNHO | São José dos Pinhais/PR | 50,00 |
2ª. | GP Colombo | 13 de JULHO | Colombo/PR | 40,00 |
3ª. | GP Curitiba I (Outdoor) | 17 de AGOSTO | Curitiba/PR | 60,00 |
4ª. | GP Pinhais | 14 de SETEMBRO | Pinhais/PR | 30,00 |
5ª. | GP Curitiba II (Outdoor Invertida) | 19 de OUTUBRO | Curitiba/PR | 65,00 |
Grande Final | GP Raceland | 30 de NOVEMBRO | Pinhais/PR | 80,00 |
* As corridas sempre serão aos sábados a tarde.
* Os horários serão confirmados quando a corrida estiver próxima, pois dependemos de horário reservado junto ao kartódromo.
* Estas datas podem sofrer alteração, por motivos variados (feriado, chuva - se a pista for a céu aberto, etc), mas todos os pilotos serão avisados com antecedência.
1.4 - Todas as etapas terão duração de 30 minutos de Corrida.
1.5 - O número de inscrições máximo será de 30 pilotos por categoria.
1.6 - Valor de inscrição é de R$ 25,00 por piloto para as categorias do masculino, e 15 reais para a categoria do feminino, e deve ser pago para a organização do Interkart na primeira etapa (taxa única, paga uma vez apenas, válida para a temporada de 2013).
1.7 - O valor da inscrição será utilizado unicamente para a aquisição do material de premiação, com prestação de contas no site oficial do campeonato. Material de premiação: medalhas personalizadas para os três primeiros colocados de cada bateria, em todas as etapas e, ao fim do campeonato, a entrega de troféu de campeão, vice e terceiro lugar, e uma medalha para os demais.
1.8 - O valor de cada etapa deverá ser paga pelo piloto diretamente nos kartódromos (valor este que varia de 40 a 80 reais, dependendo do kartódromo). Por isso mesmo, se o piloto não comparecer, não precisa pagar a etapa.
2. CRITÉRIOS DE PONTUAÇÃO
2.1 - Existe um limite de pilotos por corrida em cada kartódromo (varia de 10 a 20), sendo os pilotos divididos em mais de uma bateria neste caso.
2.2 - Cada bateria contará os pontos independente das outras, ou seja, se tivermos 3 baterias de 10 pilotos cada, teremos 3 pilotos vencedores, e que somarão 22 pontos cada.
2.3 - A definição de quem correrá em qual bateria será feita através de sorteio, e os pilotos serão avisados com antecedência de pelo menos 24 horas.
2.4 - As pontuações serão as seguintes:
Colocação | Pontos |
1ª colocado | 22 pontos |
2ª colocado | 20 pontos |
3ª colocado | 18 pontos |
4ª colocado | 17 pontos |
5ª colocado | 16 pontos |
6ª colocado | 15 pontos |
7ª colocado | 14 pontos |
8ª colocado | 13 pontos |
9ª colocado | 12 pontos |
10ª colocado | 11 pontos |
11ª colocado | 10 pontos |
12º colocado | 09 pontos |
13º colocado | 08 pontos |
14º colocado | 07 pontos |
15º colocado | 06 pontos |
16º colocado | 05 pontos |
17º colocado | 04 pontos |
18º colocado | 03 pontos |
19º colocado | 02 pontos |
20º colocado | 01 ponto |
2.5 - Descarte
Haverá 1 corrida de descarte, ou seja, o pior resultado de cada piloto automaticamente é ignorado na classificação, assim cada piloto pode faltar 1 corrida, que ainda assim manterá chances de brigar por posições de igual-para-igual com os demais pilotos. Junto com o resultado descartado, também é descartada qualquer bonificação (pole-position, volta mais rápida, confirmação de presença) ou punição (não comunicação de falta).
2.6 - Bonificações:
Pontos | Motivo |
+1 | ponto pra quem faz a melhor volta da bateria (alterado em 07/06/2013) |
+1 | ponto por pole-position (piloto que sair em 1º. na sua bateria) (alterado em 07/06/2013) |
2.7 - Quanto a confirmação de presença em cada etapa:
Para poder agendar as corridas, nos comprometemos com os Kartódromos a levar um número x de pessoas, então se alguém falta sem avisar, acaba ocasionando um transtorno tanto para o kartódromo quanto para os outros pilotos, já que as baterias são sorteadas 24 horas antes das corridas. O ideal é que todos avisem, se irão ou se faltarão, mas para incentivar essa comunicação (que pode ser via SMS, email ou telefone), segue:
Pontos | Motivo |
+1 | acrescenta-se 1 ponto para o piloto que confirmar presença até 24h antes da corrida, e comparecer na mesma. |
-1 | retira-se 1 ponto para o piloto que faltar sem avisar pelo menos 24h antes da corrida. |
3 - CATEGORIAS
3.1 - Para tentar ser mais justo com todos, o campeonato está dividido em 5 categorias:
# | Categoria |
1 | de 50kg até 65kg |
2 | de 65kg até 80kg |
3 | de 80kg até 95kg |
4 | mais de 95kg |
5 | feminino |
* Algumas categorias podem ser excluídas, se não houver um número mínimo de inscritos.
* Haverá uma tolerância de 2kg pra mais ou pra menos (Ex: se o piloto pesa 80kg, ele escolhe uma das duas categorias em que se enquadra).
* A pesagem será feita uma única vez em todo o campeonato; após isso, independente do piloto mudar de peso, permanece na mesma categoria.
3.2 - Em caso de exclusão da categoria por não atingir o número mínimo de inscritos, o piloto já inscrito poderá optar em participar da categoria imediatamente abaixo - sendo que deverá estar ciente que levará desvantagem em correr com pilotos mais leves.
5 - CRITÉRIOS DE DESEMPATE
5.1 - Os critérios para se definir o Grande Campeão de cada categoria, o vice-campeão, e as demais posições, são os seguintes:
# | Categoria |
1º. | Número de pontos considerando as cinco melhores pontuações de cada piloto (ou seja, o pior resultado do piloto é descartado) |
2º. | Em caso de empate, o maior número de pontos considerando os descartes - ou seja, conta-se os pontos de todas as SEIS etapas. |
2º. | Em caso de empate, o maior número de vitórias (considerando os 5 melhores resultados) |
2º. | permanecendo o empate, o maior número de segundos lugares (considerando os 5 melhores resultados) |
2º. | permanecendo o empate o maior número de terceiros lugares (considerando os 5 melhores resultados) |
... | e assim por diante, até o número menor de colocação possível, sempre considerando os 5 melhores resultados. Permanecendo o empate, SORTEIO. |
6 - PUNIÇÕES E ADVERTENCIAS
6.1 - Em todas as corridas os pilotos que estiverem assistindo as baterias servirão de juízes, e o relato dos participantes da corrida serão solicitados; caso a maioria ache que algum piloto intencionalmente e/ou repetidamente ou imprudentemente praticou algum ato anti-desportivo, este será punido com a perda de pontos na corrida (se for primeira vez, mas não é regra), e pontos na classificação geral (reincidente, ou caso seja grave) (não poderá usar no descarte).
6.2 - Para efeitos de "ato anti-desportivo" do item anterior, consideramos, mas não limitado a: "totós" (cutucões seguidos em quem está na frente), tirar pilotos da pista intencionalmente, desrespeitar uma bandeira do fiscal de prova, ser punido pelo fiscal de prova (desde que se julgue devida a punição), desrespeitar outro colega (isso inclui ANTES, DURANTE e APÓS a corrida).
6.3 - Em caso extremo de piloto desleal, e caso seja decisão da maioria, o piloto poderá ser expulso do campeonato.
7 - PREMIAÇÕES
7.1 - Em cada etapa, serão premiados os 3 primeiros colocados de cada bateria, com medalhas.
7.2 - Ao final do campeonato, os três melhores de cada categoria receberão troféus, e os demais medalhas.
8 - ESTE REGULAMENTO
8.1 - Este regulamento poderá sofrer alterações antes e durante o campeonato, as modificações serão sempre comunicadas aos participantes.