INTERKART

Campeonato Intermunicipal de Kart Amador

Regulamento

1. CAMPEONATO

1.1 As inscrições para o Interkart 2014 estarão abertas a partir do dia 26 de Fevereiro de 2014, e permanecerão abertas até a última etapa, em novembro.

1.2 As corridas ocorrem em kartódromos de aluguel, ou seja, todo o equipamento (o kart propriamente dito, capacete, luvas, macacão) é fornecido nos locais.
Não é necessária nenhuma experiência com karts, ou com direção (tampouco ter habilitação), basta ter mais de 14 anos, e vontade de acelerar. O valor de cada corrida é pago DIRETAMENTE ao kartódromo em cada etapa (em média 50 reais, veja os preços praticados na tabela do item 1.3).

1.3 O Campeonato de 2014 possui um calendário com 8 (oito) etapas a serem realizadas durante o ano, sendo uma etapa por mês, iniciando-se no mês de Abril e terminando em Novembro. Segue calendário INTERKART Temporada 2014:

Nº.EtapaDataLocalValor
Abertura da TemporadaGP Curitiba I
- Já realizada, clique para ver como foi
26 de ABRILGP Curitiba I60,00
Segunda EtapaGP SJP I
- Já realizada, clique para ver como foi
17 de MAIOGP SJP I40,00
Terceira EtapaGP Ponta Grossa
- Já realizada, clique para ver como foi
14 de JUNHOGP Ponta Grossa60,00
Quarta EtapaGP Pinhais
- Já realizada, clique para ver como foi
19 de JULHOGP Pinhais40,00
Quinta EtapaGP Matinhos
- Já realizada, clique para ver como foi
16 de AGOSTOGP Matinhos40,00
Sexta EtapaGP SJP II
- Já realizada, clique para ver como foi
13 de SETEMBROGP SJP II60,00
Sétima EtapaGP Curitiba II
- Já realizada, clique para ver como foi
18 de OUTUBROGP Curitiba II65,00
Grande FinalGP Raceland
- Já realizada, clique para ver como foi
15 de NOVEMBROGP Raceland90,00

** Data da Grande Final foi alterada para dia 15 de Novembro. Motivo: Data anterior coincidia com o ENEM.
* As corridas sempre serão aos sábados à tarde.
* Os horários exatos das baterias serão confirmados quando a corrida estiver próxima, pois dependemos de horário disponibilizado por cada kartódromo.
* Estas datas podem sofrer alteração, por motivos diversos (feriado, chuva, etc), mas todos os pilotos serão avisados com antecedência pela organização do campeonato.


1.4 - Todas as corridas terão duração de 30 minutos.

1.5 - O número de inscrições máximo será de 50 pilotos por categoria.

1.6 - O valor da inscrição é de R$ 40,00 (quarenta reais) por piloto para as categorias do masculino, e 30 reais para a categoria do feminino, e deve ser pago através do site oficial (www.interkart.com.br) através das várias formas de pagamento disponibilizadas. É uma taxa única, válida para toda a temporada de 2014, sem devolução em caso de desistência. Efetuando a inscrição, cada piloto receberá uma CAMISETA de uso obrigatório nas etapas.

IMPORTANTE: Para estar apto a participar do Interkart 2014 o piloto tem que ter preenchido o formulário de inscrição, e ter feito o pagamento da taxa, até 3 dias antes da data da etapa em que ele pretende iniciar o campeonato.

1.7 - Parte do dinheiro das inscrições será para confecção das camisetas (37%), e o restante (63%) será utilizado para a aquisição do material de premiação, com prestação de contas no site oficial do campeonato. Material de premiação: medalhas personalizadas para os três primeiros colocados de cada bateria, em todas as etapas e, ao fim do campeonato, a entrega de troféu de campeão, vice e terceiro lugar, e uma medalha para os demais. O Interkart é uma organização sem fins lucrativos.

1.8 - O valor de cada etapa deverá ser paga pelo piloto diretamente nos kartódromos (valor este que varia de 30 a 80 reais, dependendo do kartódromo). Sendo assim, se o piloto não comparecer, não precisa pagar nada.

1.9 - CAMISETA: o uso da camiseta é obrigatório em todas as etapas, podendo o piloto ser punido caso insista em não utilizá-la. Ela serve para nos identificar nos kartódromos, e para divulgar o campeonato.

2.0 - Você concorda em espontaneamente e gratuitamente ceder seu nome e imagem para toda e qualquer divulgação que os organizadores fizerem do campeonato.


2.1 CRITÉRIOS DE PONTUAÇÃO

2.2 - Existe um limite de pilotos por corrida em cada kartódromo (varia de 10 a 20), sendo os pilotos divididos em mais de uma bateria quando a quantidade de confirmados da mesma categoria ultrapassar este limite.

2.3 - Cada bateria contará os pontos independente das outras, ou seja, se tivermos 3 baterias de 10 pilotos cada, todos da mesma categoria, teremos 3 pilotos vencedores, e que somarão 22 pontos cada. Pode acontecer de categorias diferentes participarem da mesma corrida (a critério da organização ou quando houver quantidade insuficiente pra fazer baterias separadas), quando também os pontos serão contados independente por categoria, exemplo: 10 pilotos na pista, sendo 5 pilotos da categoria +95kg e outros 5 pilotos da categoria 65-80kg... neste caso, é uma corrida com duas premiações e 2 pódios, e dois pilotos somando 22 pontos (1º. lugar), cada um em sua categoria.

2.4 - A definição de quem correrá em qual bateria será feita através de sorteio na primeira etapa, e a partir da segunda etapa, será alternada entre SORTEIO e POSIÇÃO NA CLASSIFICAÇÃO.


Lembrando que a condição "normal" é colocarmos todos da categoria dentro da mesma bateria. Porém, quando houver quantidade de pilotos da categoria maior que o limite que a pista comporta é necessária a divisão em duas ou mais baterias. Algumas vezes os organizadores irão separar o pessoal de uma mesma categoria, mesmo quando o número não for maior que o limite, para poder encaixar outras categorias (misturar), ou seja, não é garantido que se correrá em uma única bateria mesmo que a quantidade não ultrapasse o limite da pista. O objetivo disso é manter um número parecido de participantes em cada bateria.


Havendo essa divisão de baterias, ela será em 2014 feita da seguinte forma:

Nº.EtapaFORMA DE SEPARAR AS BATERIAS
Corrida de AberturaGP Curitiba ISORTEIO
2ª.GP SJPPOSIÇÃO NA CLASSIFICAÇÃO
3ª.GP Ponta GrossaSORTEIO
4ª.GP PinhaisPOSIÇÃO NA CLASSIFICAÇÃO
5ª.GP MatinhosSORTEIO
6ª.GP SJP IIPOSIÇÃO NA CLASSIFICAÇÃO
7ª.GP Curitiba IISORTEIO
Grande FinalGP RacelandPOSIÇÃO NA CLASSIFICAÇÃO

* SORTEIO: Os organizadores irão efetuar um sorteio eletrônico (via software) para definir quem corre com quem.

* POSIÇÃO NA CLASSIFICAÇÃO: Será usada a colocação do piloto no campeonato (sem desconsiderar os descartes), e todos os primeiros colocados correrão juntos. Isso é para que os primeiros colocados não dependam de sorte no sorteio para cair em uma bateria menos disputada, e sim terá que enfrentar os pilotos do mesmo nível. A quantidade de baterias será determinada pela organização do campeonato, que levará em conta a quantidade de horários disponíveis, tentando sempre manter um número não exagerado de karts na pista. Poderá acontecer de pilotos de categorias diferentes disputarem a mesma corrida, mas os pontos contarão apenas dentro da categoria de cada um.

2.5 - As pontuações serão as seguintes:

ColocaçãoPontos
1ª colocado22 pontos
2ª colocado20 pontos
3ª colocado18 pontos
4ª colocado17 pontos
5ª colocado16 pontos
6ª colocado15 pontos
7ª colocado14 pontos
8ª colocado13 pontos
9ª colocado12 pontos
10ª colocado11 pontos
11ª colocado10 pontos
12º colocado09 pontos
13º colocado08 pontos
14º colocado07 pontos
15º colocado06 pontos
16º colocado05 pontos
17º colocado04 pontos
18º colocado03 pontos
19º colocado02 pontos
20º colocado01 ponto


2.6 - Descarte
Haverá 2 corridas de descarte, ou seja, os dois piores resultados de cada piloto automaticamente serão ignorados na classificação geral, assim cada piloto pode faltar 2 corridas, que ainda assim manterá chances de brigar por posições de igual-para-igual com os demais pilotos. Junto com os resultados descartados, também é descartada qualquer bonificação (pole-position, volta mais rápida).


2.7 - Bonificações:

PontosMotivo
+1ponto pra quem faz a melhor volta da bateria
+1ponto por pole-position (piloto que sair em 1º. na sua bateria)


2.8 - Quanto a confirmação de presença em cada etapa:
Para poder agendar as corridas, nos comprometemos com os Kartódromos a levar um número x de pessoas, então se alguém falta sem avisar, acaba ocasionando um transtorno tanto para o kartódromo quanto para os outros pilotos, já que as baterias são sorteadas ou definidas via classificação pelo menos 24 horas antes das corridas. O ideal é que todos avisem, se irão ou se faltarão (via SMS, email ou telefone). O piloto que NÃO CONFIRMAR presença não poderá participar da etapa, até mesmo por que ele não estará escalado para nenhuma bateria.


3 - CATEGORIAS

3.1 - O Interkart não utiliza LASTRO (compensação de peso), sendo assim o campeonato está dividido em 5 categorias:

#Categoria
1de 50kg até 65kg
2de 65kg até 80kg
3de 80kg até 95kg
4mais de 95kg
5feminino

* Algumas categorias podem ser excluídas, se não houver um número mínimo de inscritos.
* Haverá uma tolerância de 2kg pra mais ou pra menos (Ex: se o piloto pesa 78kg, ele escolhe uma das duas categorias em que se enquadra).
* Ao trocar de categoria, o piloto não leva os pontos conquistados para a nova categoria.
* A partir da segunda etapa, a categoria feminina usará lastro - fornecido gratuitamente pela organização do campeonato, para todas as pilotos com menos de 65kg, até atingir este peso.


3.2 - Em caso de exclusão da categoria por não atingir o número mínimo de inscritos, o piloto já inscrito poderá optar em participar da categoria imediatamente abaixo - sendo que deverá estar ciente que levará desvantagem em correr com pilotos mais leves. A categoria do feminino não tem divisão de peso, e caso não se atinja um número mínimo de inscritos, ou se a piloto preferir, poderá participar da categoria do masculino dentro do seu peso.


5 - CRITÉRIOS DE DESEMPATE

5.1 - Os critérios para se definir o Grande Campeão de cada categoria, o vice-campeão, e as demais posições, são os seguintes:

#Categoria
1º.Número de pontos considerando as seis melhores pontuações de cada piloto (ou seja, os dois piores resultados do piloto são descartados)
2º.Em caso de empate, o maior número de pontos considerando os descartes - ou seja, conta-se os pontos de todas as OITO etapas.
3º.Em caso de empate, o maior número de vitórias (considerando os 6 melhores resultados)
4º.permanecendo o empate, o maior número de segundos lugares (considerando os 6 melhores resultados)
5º.permanecendo o empate o maior número de terceiros lugares (considerando os 6 melhores resultados)
...e assim por diante, até o número menor de colocação possível, sempre considerando os 6 melhores resultados.
Permanecendo o empate, SORTEIO.


6 - PUNIÇÕES E ADVERTÊNCIAS

6.1 - Em todas as corridas os pilotos que estiverem assistindo as baterias servirão de testemunhas, e o relato dos participantes da corrida em que houver reclamação serão solicitados; caso a maioria ache que algum piloto intencionalmente e/ou repetidamente ou imprudentemente praticou algum ato anti-desportivo, este será punido com a perda de pontos na corrida (se for primeira vez, mas não é regra), e pontos na classificação geral (reincidente, ou caso seja grave) (não poderá usar no descarte).

6.2 - Para efeitos de "ato anti-desportivo" do item anterior, consideramos, mas não limitado a: "totós" (cutucões seguidos em quem está na frente), tirar pilotos da pista intencionalmente, desrespeitar uma bandeira do fiscal de prova, ser punido pelo fiscal de prova, desrespeitar outro colega (isso inclui ANTES, DURANTE e APÓS a corrida), bater em alguém sem querer mas tirando-lhe a posição e não devolver na volta seguinte, entre outros.

6.3 - "Totó" (batida na traseira) ou batida lateral: se o piloto que bateu ganhou qualquer tipo de vantagem sobre o colega, ele precisa OBRIGATORIAMENTE devolver a posição na IMEDIATA próxima volta... ou, em caso de bandeira amarela, devolver na seguinte, assim que a bandeira amarela for retirada. Mesmo devolvendo a posição, o piloto não deve insistir na batida... caso o piloto da frente esteja muito lento, espere com calma, DIMINUA, e ultrapasse SE FOR possível, caso contrário, fique na sua posição SEM efetuar batidas, pois se o fizer, perderá no mínimo 2 pontos na corrida, e em caso mais grave poderá ser desclassificado. Se a batida for na última volta, a posição será devolvida no resultado final da corrida. O único totó aceito será aquele em que o piloto bate SEM QUERER e não prejudica o piloto que está na frente, mas se isso se repetir seguidas vezes, receberá a punição da mesma forma. Seremos rígidos com este tipo de atitude que com certeza não é de um campeão, mas de quem quer ganhar na intimidação - isso é kart, e não carrinho bate-bate.

6.4 - Em caso extremo de piloto desleal, e caso seja decisão da maioria, o piloto poderá ser expulso do campeonato, sem direito a restituir o valor pago na inscrição.


7 - PREMIAÇÕES

7.1 - Em cada etapa, serão premiados os 3 primeiros colocados de cada bateria, com medalhas.

7.2 - Ao final do campeonato, os três melhores de cada categoria receberão troféus, e os demais medalhas.


8 - ESTE REGULAMENTO

8.1 - Este regulamento poderá sofrer alterações antes e durante o campeonato, as modificações serão sempre comunicadas aos participantes do campeonato.

8.2 - A temporada 2014 do Interkart termina oficialmente em 8 de Novembro, na oitava etapa (GP Raceland), quando conheceremos os 5 novos campeões, um em cada categoria.