INTERKART

Campeonato de Kart - Santa Catarina

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Regulamento

1 - SOBRE O CAMPEONATO

1.1 - O Interkart Santa Catarina é um campeonato de karts de aluguel com 5 etapas* previstas para acontecerem de maio a novembro de 2019.
* o número de etapas pode sofrer alteração.

1.2 - A disputa é individual, dentro de cada uma das categorias. Cada piloto recebe uma camiseta* exclusiva da temporada, e durante as etapas são distribuídas medalhas e/ou troféus a todos os participantes.
* A camiseta precisa ser retirada pessoalmente em uma das etapas do campeonato no respectivo ano; o tamanho da camiseta ficará restrito aos tamanhos que estiverem disponíveis na data da retirada. Para ter direito a retirar a camiseta, o piloto precisa participar efetivamente de no mínimo 1 etapa do campeonato.

1.3 - Suas etapas ocorrem em Santa Catarina. O piloto não é obrigado a ir em todas as etapas, podendo escolher das quais irá participar.

1.4 - É um campeonato aberto a todos, qualquer um pode participar, e as inscrições permanecem abertas o ano inteiro.

1.5 - Não é necessária nenhuma experiência prévia, nem ter um kart próprio e nem nenhum equipamento, pois corremos em kartódromos de aluguel que nos fornecem tudo que é necessário.

1.6 - O objetivo do campeonato é tornar o kart mais acessível, divulgando o esporte, e aproximando seus praticantes. Prezamos o espírito esportivo, e a concorrência saudável entre os pilotos.

1.7 - Este campeonato é amador, e portanto realizado por um grupo de amigos sem qualquer vínculo, filiação ou subordinação a entidades ou instituições regulatórias de nenhum tipo, qualquer dúvida apenas e somente via email contato@interkart.com.br

 

2 - INVESTIMENTO

2.1 - Para participar do campeonato o piloto terá dois custos distintos:

  • A taxa de inscrição, paga uma única vez.
  • O valor da corrida, paga em cada etapa que ele participar.

Custo da inscriçãoCusto de cada etapa
R$ 60,00R$ 175,00*


* Valor médio de cada etapa. Consulte o valor exato de cada etapa no item 8.

2.2 - A taxa de inscrição, paga uma vez e válida para o ano todo, e lhe dá direito a participar das etapas, além de receber a camiseta* da temporada. O piloto não tem nenhuma obrigação de ir em todas as etapas, podendo escolher as quais irá participar.

* apenas para pilotos que pagarem o valor total da inscrição, isto é, não terem tido qualquer desconto na inscrição. o piloto precisa retirá-la pessoalmente em uma das etapas do mesmo ano.
Importante: O piloto pode se inscrever em mais de uma categoria, tendo desconto de 50% na segunda inscrição.

 

3 - INSCRIÇÕES

3.1 - As inscrições para o campeonato “Interkart SC 2019” são feitas exclusivamente pelo site oficial www.interkart.com.br, e terão início em maio de 2019 permanecendo abertas o ano todo, até a última etapa, em novembro.

3.2 - Qualquer pessoa apta a atividades físicas pode participar. Menores de 18 anos precisam estar acompanhados de um responsável nas etapas.

3.3 - O piloto se compromete a manter seu cadastro no site do Interkart de forma correta, com informações que correspondam à verdade: não deve usar apelido no campo nome, apenas no campo próprio pra isso, e utilizar uma foto sua, de rosto, sem nada que prejudique a identificação. O apelido não pode ser usado com intenções comerciais, e nem conter palavrões ou expressões chulas. A organização do campeonato poderá solicitar um documento de identificação no dia da etapa sempre que achar necessário, e a não apresentação impossibilita o piloto de participar do campeonato. Caso o cadastro esteja incorreto, a organização também poderá suspender o piloto até que ele regularize esta situação.

3.5 - Não há estorno ou devolução da inscrição após o campeonato começar, haja visto que já teremos nos comprometido com fornecedores considerando o número de pilotos inscritos em cada categoria. A inscrição dá direito ao piloto participar de todas as etapas do campeonato, porém é o piloto que decide em quais quer ir, assim sendo, independente do piloto ir em apenas 1 ou em todas as etapas, o valor integral da inscrição se aplica.

 

4 - CATEGORIAS

4.1 - São 2 categorias disponíveis para escolha do piloto:

CategoriaCondições
75 Fem / Masc - equiparados em 75kg
- Idade mínima: 14 anos
- Peso mínimo do piloto sem qualquer lastro: 50kg
100 Fem / Masc - equiparados em 100kg
- Idade mínima: 14 anos
- Peso mínimo do piloto sem qualquer lastro: 75kg

Os valores podem mudar ao longo do ano, e serão sempre reconfirmados antes de cada etapa.
Exceções poderão ser abertas pela organização do campeonato, para acomodar melhor determinados participantes.

4.2 - Um piloto pode se inscrever em mais de uma categoria, inclusive obtendo os descontos na taxa de inscrição tratados no item 2.2 desse regulamento.

4.3 - Os pilotos serão pesados com o capacete e demais acessórios que forem utilizar na corrida, ou seja, com a vestimenta completa para entrar no kart. Caso ele não atinja o peso mínimo da categoria, ele terá que utilizar LASTRO, que são pesos adicionais presos ao corpo ou ao kart.

4.4 - O Interkart fornecerá este lastro, até um limite de 25 kg pra cada piloto.

4.5 - O lastro fornecido pelo campeonato será preso ao kart, em forma de barras de chumbo.

4.6 - As categorias disponíveis podem sofrer alterações; caso alguma categoria não atinja a quantidade mínima necessária, a organização pode decidir excluí-la.

 

5 - PARTICIPAÇÃO NAS ETAPAS

5.1 - Antes de cada uma das etapas do campeonato o piloto precisará confirmar via sistema a sua presença; sem essa confirmação prévia ele não poderá participar da etapa. O horário das corridas será definido pela organização do campeonato, e não cabe nenhuma reclamação dos pilotos quanto ao horário. O ideal é que o piloto separe o dia para participar do campeonato. Não é aceito nenhum tipo de reclamação quanto aos horários das corridas, e o piloto que o fizer será punido da forma que este regulamento prevê no item 20 (MANIFESTAÇÕES E REDES SOCIAIS).

5.2 - No dia da etapa o piloto deverá pagar o valor da corrida, que varia conforme a etapa - veja tabela de valores exatos no item 8 deste regulamento. O valor da corrida é o divulgado pelo Interkart, e é a soma do custo do kartódromo acrescido da taxa do campeonato. Os valores arrecadados pelo campeonato são utilizados para bancar sua realização (aquisição de troféus, medalhas, camisetas, entre outros); Os valores, datas e locais podem mudar, dependendo das condições dos kartódromos.

5.3 - Haverá uma doação obrigatória no dia do evento, que será especificada em cada mês. Poderá ser, mas não limitado a:

  • 1kg de alimento não perecível
  • agasalho
  • brinquedo
  • outros
Fique atento no email que a organização enviar sobre a etapa, nele estará especificado qual tipo de doação será aceito na etapa.

O piloto que não doar terá que pagar uma multa no valor de 10 reais (usada para comprar alimentos/agasalhos/brinquedos). Sem esta doação ou o pagamento da multa o piloto não poderá participar da etapa.
A entrega do arrecadado na instituição de caridade poderá ser acompanhada pelos pilotos que quiserem. Ao usar nosso momento de diversão pra ajudar outras pessoas, estamos contribuindo para um mundo melhor.

O piloto precisa levar apenas 1 item de doação (ou uma multa de 10 reais), independente da quantidade de categorias em que ele esteja inscrito.

5.4 - Durante o tempo todo em que o piloto estiver no kartódromo (antes, durante e depois das corridas) será observado os seguintes itens na vestimenta:

  • Piloto usando MACACÃO de corrida próprio: será obrigatório que no macacão esteja o patch (bordado ou colado) do campeonato em área visível. Este patch será fornecido gratuitamente.

    Exceção: - está dispensado do patch quem usar o macacão emprestado/alugado pelo kartódromo.
     
  • Piloto usando CAMISETA: esta camiseta precisa ser a do campeonato (do ano atual ou de anos anteriores).
    - Exceção para os casos em que o piloto estiver com um camiseta neutra (sem estampa).
    - O piloto poderá adquirir uma nova camiseta com a organização do campeonato.
    - Será desconsiderada a camiseta no momento em que o piloto vestir o macacão, pois o velcro pode danificar a camiseta de poliamida.

O piloto que não se enquadrar no exigido nos itens acima será inicialmente advertido, e em caso de reincidência, suspenso pela organização do campeonato*.

A exceção em que o piloto poderá utilizar macacão próprio sem logotipo do Interkart sem ser punido será quando o kartódromo da etapa não fornece macacões. O piloto que não quiser utilizar o bordado deve então usar o macacão fornecido gratuitamente pelo kartódromo.

O Interkart agradece desde já todos os pilotos que utilizarem o patch, isso valoriza o campeonato - que é feito pra vocês e ajuda na divulgação.

5.5 - Para participar da etapa o piloto precisa obrigatoriamente confirmar presença via sistema até o prazo limite. O prazo máximo para confirmar presença em uma cada etapa é 23h00 da quarta-feira anterior ao dia da etapa. A organização poderá estender esse prazo caso ache necessário.

5.6 - A confirmação via sistema só é liberada caso o piloto esteja com a inscrição paga. Dependendo do meio de pagamento da inscrição que foi escolhido, isso levar até 3 dias úteis para o sistema do site receber o aviso do banco.
Se preferir, o piloto pode enviar o comprovante de pagamento via email para o endereço contato@interkart.com.br para agilizar o processo. Se a forma de pagamento escolhida foi depósito em conta, o envio do comprovante é imprescindível.

5.7 - A organização do campeonato se reserva no direito de estender o prazo de confirmação de presença das etapas se achar necessário, levando em conta condições técnicas e/ou visando um melhor andamento do campeonato.

5.8 - Assim que a organização publicar os horários das corridas, ou o site apresentar a mensagem de prazo esgotado (que deverá sempre ocorrer no mínimo depois das 23h de quarta-feira anterior ao dia da etapa) o piloto não poderá mais participar daquela etapa, independente se enviou comprovante do pagamento da inscrição. O que vale é a confirmação da presença via site.

5.9 - Apenas os pilotos cujos nomes estiverem publicados na lista de pilotos confirmados da etapa é que poderão participar das corridas.

5.10 - Os horários das corridas e a lista de pilotos confirmados serão publicados até sexta-feira, um dia antes da etapa, salvo algum problema técnico que impeça a divulgação.

5.11 - Nos dias de etapa do Interkart temos várias corridas, e cada uma é chamada de “bateria”.

5.12 - Quem confirmar presença, mas faltar no dia da etapa, ficará sujeito às punições do item 10 (PUNIÇÕES E ADVERTÊNCIAS) deste regulamento.

5.13 - O piloto precisa estar no kartódromo para receber as instruções, em uma pequena reunião (chamada de “briefing”), que iniciará 15 minutos antes da sua corrida. Até participar do briefing, o piloto não poderá abrir processo de reclamação contra punições recebidas durante a corrida.

5.14 - Durante o briefing, o piloto receberá as instruções padrões, e as que a organização achar importante, além de ser feita a primeira pesagem obrigatória, e o sorteio dos karts, além da conferência de itens obrigatórios (termo de responsabilidade, doação de alimento, camiseta do campeonato/macacão com o logo do campeonato).

5.15 - É no briefing que o piloto saberá se precisará usar lastro e quanto de lastro. O piloto é o único responsável por correr dentro do peso da sua categoria. Se esquecer de usar o lastro durante a corrida, receberá as punições previstas no item 10 (PUNIÇÕES E ADVERTÊNCIAS) deste regulamento.

5.16 - O briefing será conduzido pelos organizadores do Interkart e/ou o Diretor de Provas, acompanhado ou não de fiscais da prova, além dos pilotos da bateria.

5.17 - O piloto deverá preencher no dia da sua estréia no campeonato um termo, em que irá declarar que:

  • Está apto a atividades físicas
  • É o único responsável por qualquer acidente que venha a sofrer, não cabendo nenhuma responsabilidade da organização do campeonato.
  • Aceita ceder seu nome e imagem gratuitamente para que a organização do campeonato use para fins de divulgação
Enquanto não assinar o termo, o usuário não poderá participar de nenhuma etapa do campeonato.

5.18 - As corridas tem duração de 30 minutos, mas o piloto precisa chegar pelo menos 20 minutos antes, para doar o 1kg de alimento, receber as instruções, fazer o pagamento da corrida, vestir macacão, passar pela pesagem e outras verificações do campeonato, correr, e depois temos a tradicional foto do pódio (com todos) e a entrega da premiação!

5.19 - No dia da etapa será feita a entrega dos troféus e medalhas, porém, o resultado considerado oficial será o publicado no site nos dias seguintes ao da corrida. Caso seja identificado algum erro na entrega das premiações, a organização poderá solicitar a devolução do troféu/medalha e o piloto fica impedido de participar das etapas seguintes até efetuar esta devolução.

5.20 - O briefing (itens 5.13 ao 5.16) poderá deixar de ser realizado na sua forma formal (para agilizar a etapa e/ou por decisão da organização), com a pesagem e o sorteio sendo feitos antes da bateria, e explicações sobre a corrida sendo dadas somente aos pilotos que fizerem questionamentos pontuais (bandeiras, karts, traçado, etc), o que poderá ser feito abordando alguém da organização ou funcionários do kartódromo. Neste caso, todos os pilotos poderão abrir reclamação contra punições recebidas durante a corrida. O termo (item 5.17) poderá deixar de ser solicitado na primeira etapa, e ser solicitado em qualquer outra etapa do campeonato.

 

6 - SORTEIO DOS KARTs

6.1 - Momentos antes de cada corrida será realizado o sorteio dos karts.

6.2 - Serão sorteados os karts pra cada piloto da bateria.

6.3 - O piloto pode trocar de kart. Porém, essa troca irá gerar um ônus: perder 2 posições no resultado dessa corrida.

Somente dois casos em que o piloto não sofrerá punição ao trocar de kart:

  • Durante a corrida. Será considerado “durante a corrida” caso tenha completado no mínimo 1 volta.
  • Antes do kart sair do box, ou antes de iniciar a primeira volta na pista (caso o kart já esteja na pista) e o mecânico do kartódromo informar que o kart não tem condições de corrida por não ligar ou não ter freios.

IMPORTANTE: Ao trocar de kart durante uma corrida, ou ter o kart “consertado” sem precisar trocá-lo, o piloto nunca será devolvido na mesma posição em que estava antes do incidente, independente do motivo (mesmo que seja pane seca, pneu estourado, pedaço do kart que se solte, etc), por isso ele não sofrerá punições adicionais.

6.4 - Mesmo em casos em que o piloto quiser trocar por conta do banco (ex: ficou desconfortável), sofrerá as punições do item 6.3 deste regulamento.

6.5 - Se um mecânico do kartódromo for identificado auxiliando um piloto dizendo que o kart não tem condições, quando na verdade ele tem, os demais pilotos podem comunicar o Diretor de Provas ou a organização do campeonato. O kartódromo receberá uma reclamação formal por isso, e o piloto será desclassificado.

6.6 - Durante as trocas de kart e toda a etapa, é expressamente proibido o piloto fazer qualquer ajuste no kart, a não ser no banco. Se for identificado tocando em partes do motor, ou um mecânico do kartódromo fazendo ajustes não justificados, o piloto será punido exemplarmente, com a desclassificação.

6.7 - Os fiscais de box irão verificar se a sequência de karts reserva sorteada está sendo respeitada. Em casos em que o piloto não aceitar o kart que lhe for entregue, e correr com outro, ele será punido com a desclassificação da corrida.

 

7 - CRONOGRAMA DE UMA BATERIA:

7.2 - Os pilotos, ao chegarem no kartódromo, poderão entregar o kg de alimento e se certificar que sua doação foi registrada, retirar sua camiseta se ainda não o fez (e se a camiseta estiver sendo entregue, isso será avisado via e-mail), assinar o termo de responsabilidade, caso seja sua primeira etapa do ano.

7.3 - Cerca de 20 minutos antes da hora de sua corrida deverá fazer o pagamento direto ao kartódromo do valor da corrida. A organização do campeonato pode determinar, a seu exclusivo critério, que uma parte do valor seja pago em dinheiro. Além disso, nem todos os kartódromos aceitam cartão.

 

8 - ETAPAS

8.1 - O Interkart SC 2019 será composto de 5 etapas:

CALENDÁRIO INTERKART SC 2019
EtapaDataLocalCusto
Fase Fase Única
#1 GP Beto Carrero I
VER RESULTADOS
25 de maio de 2019
A partir das 11h
25/05
Penha/SC
Kartódromo Internacional Beto Carrero
R$ 175,00
#2 GP Balneário Camboriú
VER RESULTADOS
20 de julho de 2019
A partir das 11h
20/07
Balneário Camboriú/SC
Kartódromo Internacional de Balneário Camboriú
R$ 180,00
#3 GP Joinville I
VER RESULTADOS
24 de agosto de 2019
A partir das 11h
24/08
Joinville/SC
Kartódromo Internacional de Joinville
R$ 165,00
#4 GP Joinville II
VER RESULTADOS
26 de outubro de 2019
A partir das 12h
26/10
Joinville/SC
Kartódromo Internacional de Joinville
R$ 165,00
#5 GP Beto Carrero II
VER RESULTADOS
23 de novembro de 2019
A partir das 14h
23/11
Penha/SC
Kartódromo Internacional Beto Carrero
R$ 175,00

ATENÇÃO: Etapas com texto '(em breve)' estão pendentes de serem confirmadas. As datas e o local de qualquer uma das etapas pode mudar, de acordo com a disponibilidade dos kartódromos. Caso haja alteração, os pilotos inscritos serão avisados com antecedência.

As etapas serão reconfirmadas ao longo do campeonato, e podem ser desmarcadas, alteradas ou simplesmente removidas (reduzindo a quantidade de etapas do campeonato).

8.2 - Os valores das etapas estão pré-fixados pelo Interkart de acordo com a categoria, conforme item 2 deste regulamento.

Os locais e datas podem mudar, e serão sempre reconfirmados quando a data de cada etapa se aproximar. Todos os pilotos recebem um email completo com estes e outros dados antes de confirmarem presença.

8.3 - Uma etapa pode ser cancelada por motivos diversos (alheios ao campeonato) e a organização tentará avisar a todos com a máxima antecedência possível

8.4 - Sempre que uma etapa for cancelada parcialmente ou totalmente, a organização irá verificar uma nova data/local e comunicará a todos, podendo também decidir remover a etapa do campeonato, reduzindo a quantidade de etapas do campeonato.

8.5 - No mesmo dia das etapas haverá o Treino Oficial: será um breve período para que o piloto possa dar algumas voltas na pista, e fazer um reconhecimento do traçado. Terá um custo fixo de 25 reais e o piloto poderá andar em média 7 minutos na pista. O horário e quantidade de voltas (ou minutos) será comunicado pelo Interkart em cada etapa.

 

10 - PUNIÇÕES E ADVERTÊNCIAS

10.1 - Todo ato anti-desportivo será punido, sendo considerado como, mas não limitado a:

  • Dar "totós" (cutucões seguidos em quem está na frente)
  • Tirar pilotos da pista
  • Trocar de posição mais de uma vez ao defender a posição
  • Fechar um piloto, ao não dar espaço de 1 kart pra ele permanecer na pista
  • Desrespeitar uma bandeira dos funcionários do kartódromo
  • Ser punido pelo kartódromo
  • Desrespeitar outro colega (isso inclui antes, durante e após a corrida)
  • Toda batida intencional
  • Bater em alguém sem querer mas tirando-lhe a posição e não devolver na volta seguinte
  • Bater em alguém sem querer, sem ganhar a posição, mas fazendo ele perder posição pra outros pilotos

10.2 - As punições que os kartódromos aplicarem serão passadas para os fiscais de pista do campeonato, de modo que não se duplique uma punição. O diretor de provas poderá aplicar punições por sua observação, ou observação de fiscais de box, de pista, pesagem, e dos funcionários do kartódromo.

10.3 - Haverá a penalização para cada irregularidade que o piloto cometer em pista. Existe também a desclassificação da corrida, em casos previstos ou considerados muito graves pelo kartódromo/Diretor de Prova/Fiscais.

As penalidades serão de 4 pontos cada uma. Se devolver a posição, ele não recebe a punição. Mas se o piloto prejudicado perdeu posição para outros pilotos devido ao incidente, a penalidade não será removida, nem com a devolução de 1 posição.

10.4 - Em caso do piloto que receber bandeira preta e/ou for excluído da corrida por atitude anti-desportiva, será desclassificado da corrida.

10.5 - Ao defender sua posição na reta o piloto poderá trocar de posição uma vez. Trocar de posição na pista, em uma reta, mais de uma vez, de modo a impedir um piloto de ultrapassá-lo, será considerado infração, e a punição será somada a cada trecho que o piloto repetir o ato.

10.6 - Não existirá, para todos os efeitos, perda de posição e/ou penalidade em número de segundos, a menos que este regulamento esteja prevendo tal penalização. Os kartódromos serão orientados a não aplicar este tipo de punição, mas se o fizer, o resultado da corrida será analisado e as posições ou segundos serão devolvidos, e em seu lugar serão aplicadas as punições em forma de pontos.

10.7 - Além dos funcionários do kartódromo e do Diretor da Prova, haverá fiscais de pista do Interkart assistindo a corrida, e a orientação é de que todo piloto que intencionalmente e/ou repetidamente ou imprudentemente praticar algum ato anti-desportivo, deve ter seu número de kart anotado, e algum texto breve de indicação do ato praticado. Se um piloto cometer várias irregularidades, as punições se somarão.

10.8 - Qualquer reclamação sobre punição deverá ser feita apenas ao Diretor de Prova, e apenas no momento certo, após a divulgação do resultado provisório, através do processo de pedido de reavaliação, só concedido aos pilotos que participaram do briefing, e deverá ser feito de forma amena.

10.9 - Se o piloto reclamante se exaltar, o diretor de provas poderá dar imediatamente uma advertência verbal, e em caso que persista o mau comportamento, outras punições, decididas pela organização do campeonato, que irá de suspensão por 1 corrida até a expulsão do campeonato. Casos de exagero por qualquer uma das partes deverá ser comunicada posteriormente no email contato@interkart.com.br

10.10 - Quando forem agitadas bandeiras amarelas em um trecho, os pilotos que não estão envolvidos (isto é, estão apenas passando pelo local) não devem ser ultrapassados. A punição será para cada ultrapassagem feita nesta área.

10.11 - A Organização do Interkart, no papel de manter um ambiente tranquilo e saudável, proprício ao divertimento de todos, se reserva no direito de excluir o piloto que ela julgar que esteja ameaçando a ordem ou o bom andamento da competição, seja difamando, atacando ou sendo hostil com outros membros, causando brigas, causando discórdia, incitando o ódio, etc.

10.12 - Toda e qualquer decisão da organização deverá ser aceita, e qualquer reclamação deve ser feito de forma particular e diretamente a um membro da organização. O piloto que reclamar ou criticar em redes sociais ou outros métodos poderá ser expulso do campeonato.

10.13 - Em caso extremo de piloto desleal, o piloto poderá ser expulso do campeonato, sem direito a restituir o valor pago na inscrição.

10.14 - Desclassificações e suspensões não podem ser usadas como descarte.

10.15 - O piloto que confirmar presença, e não participar da etapa, estará sujeito às punições previstas no item 17 deste regulamento.

10.16 - O piloto que não atingir o peso mínimo na pesagem obrigatória pós-corrida em até 1.000 gramas (1kg) perderá 3 posições na corrida (conforme item 10.24 deste regulamento). Se for mais de 1kg, é desclassificado. Se o piloto se recusar a ser pesado, ou caso saia da área dos karts (deverá permanecer SENTADO em seu kart até ser chamado pra pesagem, ao fim da segunda parte da corrida) será desclassificado. Se abandonar a corrida antes do seu término, deverá se pesar, do contrário, será desclassificado também. As punições recebidas pelo piloto na primeira parte da corrida NÃO serão computadas para efeito da formação do GRID para a segunda parte. As punições serão deduzidas ao fim das duas corridas. Após a corrida, a organização do campeonato irá computar os pontos, e durante este tempo, que pode levar alguns minutos, ou até horas (já aconteceram casos do resultado do kartódromo demorar a sair), o piloto que estiver com pressa pode deixar o kartódromo sem problemas. Suas premiações estarão garantidas, e seus pontos também. A foto do pódio só será feita após homologação do resultado.

10.19 - O piloto que puder e quiser aguardar o resultado, deverá fazer pacificamente e em silêncio, sem apressar a organização, sem reclamar e sem fazer pressão. Não respeitando esse item receberá advertência verbal. Continuando a criar tumulto, ou atrapalhar o serviço da organização ou do kartódromo, receberá suspensão de 1 etapa. Em casos mais graves, ou em reincidência, será excluído do campeonato. A dica é: se está com pressa, pode ir embora. Se vai esperar, seja paciente. Os resultados são fornecidos pelo kartódromo, e o campeonato não tem responsabilidade alguma disso. O que a organização do campeonato fará é aguardar até o fim da etapa para que o resultado seja entregue, ou tomar outra decisão.

10.20 - O único ajuste permitido que o piloto faça no kart é o do banco. Se for flagrado em qualquer outra parte do motor, será desclassificado da corrida imediatamente. Se um mecânico do kartódromo for flagrado favorecendo um piloto, esse piloto é quem será punido. A desclassificação poderá ser antes, depois ou durante a etapa.

10.22 - Se um piloto for flagrado tentando danificar um kart de propósito (para prejudicar outro piloto que vá usar o mesmo kart), ele será desclassificado da etapa, em caso de reincidência, expulso do campeonato. Os fiscais de box, de pista, diretor de provas, e funcionários do kartódromo estarão de olho para identificar caso alguém tenha essa péssima atitude.

10.23 - Fica proibido qualquer comercialização pelo piloto (e seus familiares/amigos) nas etapas do Interkart, a não ser nos casos em que a organização do campeonato tenha autorizado. Em casos de descumprimento, o piloto ficará suscetível as punições do campeonato (advertência, suspensão, expulsão, banimento total). O piloto pode se tornar um patrocinador do campeonato, o que é muito bem vindo. Qualquer outro comércio, que não seja próprio do kartódromo fica proibido.

10.24 - As perdas de posição serão aplicadas na segunda parte da sua corrida. Se faltar posição pra ele perder, então se reduz da primeira parte da corrida. Exemplo: piloto terminou em oitavo a segunda parte, e tem que perder 3 posições, mas só tem 10 pilotos na bateria, então termina em 10º. na segunda parte, perdendo as duas posições possíveis, e perde a terceira posição na primeira parte da corrida, se chegou em primeiro nesta, passa a ser o segundo.

 

11 - FÓRMULA DE DISPUTA - INDIVIDUAL

11.1Nenhuma corrida terá tomada de tempo.
Caso seja necessário fazer mais de uma bateria para cada categoria, a divisão será, na primeira etapa, aleatório / por ordem do horário preferido (indicado no momento da confirmação de presença), nas demais etapas será de acordo com a tabela abaixo:

Tabela de exemplo de distribuição entre baterias
Exemplo usando 3 baterias, podem ser mais ou menos.
Bateria 1 Bateria 2 Bateria 3
1º colocado da classificação
(que confirmar presença na etapa)
2º colocado da classificação
(que confirmar presença na etapa)
3º colocado da classificação
(que confirmar presença na etapa)
4º colocado da classificação5º colocado da classificação5º colocado da classificação
6º colocado da classificação7º colocado da classificação8º colocado da classificação
.........
E assim por diante...


O número de pilotos por bateria pode variar de etapa para etapa, sendo no máximo 30 karts em cada.

O grid de largada será por sorteio em todas as etapas, e haverão 2 partes de corrida, sendo que o piloto na segunda parte larga da posição inversa da que largou na primeira parte.

Os karts serão sorteados de novo, e o piloto não poderá correr com o mesmo kart da primeira parte, com exceção da primeira etapa.

 

14 - PONTUAÇÃO

14.1 - Cada corrida é dividida em duas partes independentes uma da outra, de 15 minutos cada. A tabela abaixo tem a pontuação, que vale para cada uma destas partes. Ao final das duas partes, a pontuação é somada com os bônus e deduzida das penalizações, e então é formado o pódio para premiação e foto.

PONTUAÇÃO - Válido pra cada parte da corrida
Posição de chegadaPontos
20 pts
19 pts
18 pts
17 pts
16 pts
15 pts
14 pts
13 pts
12 pts
10º11 pts
11º10 pts
12º9 pts
13º8 pts
14º7 pts
15º6 pts
16º5 pts
17º4 pts
18º3 pts
19º2 pts
20º1 pt
21º1 pt
22º1 pt
23º1 pt
24º1 pt
25º1 pt
26º1 pt
27º1 pt
28º1 pt
29º1 pt
30º1 pt

14.3 - Para a formação do pódio e premiação ao final da bateria, os critérios serão usados nesta ordem:

  • Maior pontuação (pontos de todas as partes da corrida + bônus - punições)
  • Se houver empate no item anterior: A melhor colocação de cada um na corrida toda
  • Se houver empate no item anterior: O melhor tempo de cada um na corrida toda (desde que se tenham os tempos de volta de todas as partes da corrida)
  • Se houver empate no item anterior: Quem tem menos punições

 

15 - Descarte

15.1 - Haverá 1 corrida de descarte, ou seja, o pior resultado de cada piloto automaticamente será ignorado na classificação geral, ele pode ser de resultado ruim ou falta/ausência. Junto com o resultado descartado, também é descartado qualquer bonificação e qualquer eventual punição recebida NA PISTA durante a corrida descartada.

15.2 - Assim sendo, os quatro melhores resultados dos pilotos serão considerados ao final do campeonato.


 

16 - Bonificações:

16.1 - Haverá nas etapas, em cada uma das partes da corrida:

BONIFICAÇÕES
PontosMotivo
+1ponto pra quem faz a volta mais rápida*
+1ponto pra quem tiver mais avanços**

* Não haverá ponto pra volta mais rápida na parte da corrida quando o kartódromo não fornecer os tempos de todos os pilotos que participaram da corrida.
** Não haverá ponto pra maior avanço na parte da corrida quando não se tiver as posições de largada e de chegada de todos os pilotos que participaram da corrida.

 

17 - CONFIRMAÇÃO DE PRESENÇA NAS ETAPAS

17.1 - A confirmação de presença nas etapas é feita via sistema (link recebido no email, ou pelo login do piloto no site).

17.2 - Se o piloto responder que NÃO vai participar, o sistema irá parar de enviar o convite para aquela etapa. Porém, o piloto pode mudar de idéia enquanto as confirmações estiverem abertas, e alterar sua opção no sistema.

17.2 - Se o piloto NÃO responder, ou esquecer de responder, até a data limite das confirmações, ele não poderá participar daquela etapa.

17.3 - Se o piloto CONFIRMAR sua presença, mas não comparecer na etapa, haverá punição de 4 pontos, que não pode ser descartada com os piores resultados, e é deduzida da classificação geral com e sem descarte. Confirme presença apenas se irá mesmo participar, pra evitar esta penalidade.

A exceção é se a etapa possibilitar que o piloto informe uma faixa de "horário pretendida", o piloto ter escolhido uma faixa de horário pretendida - e esta for diferente de "qualquer horário, e essa faixa de horário acabar sendo diferente da faixa de horário que ele acabar escalado, e, importante, o piloto não estiver em uma das baterias líderes (bateria dos líderes = 1 bateria com os mais bem classificados da categoria, quando a etapa é tem as baterias formadas pela ordem de classificação, conforme item 13 deste regulamento), neste caso ele não perde os 4 pontos ao faltar.

17.4 - O piloto que confirmar e não comparecer em 3 etapas, será automaticamente excluído do campeonato, sem direito a ressarcimento da inscrição.

 

18 - PESAGEM

18.1 - A pesagem é feita em dois momentos. No briefing (15min antes da corrida) e logo após a corrida.

18.2 - A pesagem antes da corrida é importante, pois será o momento que a organização do campeonato vai definir se o piloto precisa de lastro e de quanto.

18.3 - É responsabilidade única do piloto se pesar, e se manter dentro do peso durante a corrida.

18.4 - Não há problema do piloto engordar ou emagrecer ao longo do ano; se precisar de peso adicional (lastro), o campeonato irá fornecer gratuitamente até 20 kg.

18.5 - Acima de 20 kg de peso necessário, o piloto precisará trazer lastro próprio, e o mesmo ser homologado pela equipe de pesagem. Ou trocar de categoria, mas isso para a próxima etapa apenas.

18.6 - A pesagem após a corrida é feita assim que o piloto termina e aguarda DENTRO e SENTADO no kart para ser chamado, a não ser que a organização defina algo diferente durante a etapa (visando agilizar as baterias e/ou por pedido do kartódromo). A partir de 1 grama de diferença pro peso mínimo da categoria, o piloto será penalizado conforme item 10.16 deste regulamento.

 

19 - CRITÉRIOS DE DESEMPATE

19.1 - Os critérios para se definir o Grande Campeão de cada categoria, o vice-campeão, e as demais posições são os seguintes:

CRITÉRIOS PARA CLASSIFICAÇÃO
#Critério
1º.Número de pontos considerando as 3 melhores pontuações de cada piloto (ou seja, o pior resultado do piloto é descartado)
O descarte pode ser por ausência/falta ou pior resultado.
2º.Em caso de empate, o maior número de pontos considerando os descartes - ou seja, conta-se os pontos de todas as 4 etapas.
3º.Em caso de empate, o maior número de vitórias (considerando os 4 resultados)
4º.permanecendo o empate, o maior número de segundos lugares (considerando os 4 resultados)
5º.permanecendo o empate o maior número de terceiros lugares (considerando os 4 resultados)
...e assim por diante, até o número maior de colocação possível, considerando os 4 resultados, sem excluir os descartes.
Permanecendo o empate, SORTEIO.


 

20 - MANIFESTAÇÕES E REDES SOCIAIS

20.1 - Toda e qualquer reclamação que envolva o campeonato, um piloto do campeonato, ou a organização do campeonato, precisa ser feita APENAS e somente pelo endereço de email contato@interkart.com.br de maneira individual e direta.

20.1 - O piloto que reclamar do campeonato, piloto ou organização em redes sociais (isso inclui tanto as redes oficiais do campeonato quanto redes e grupos criadas por terceiros, em WhatsApp, Facebook, Instagram, Youtube, GooglePlus, etc) será: Advertido na 1ª. vez. Na reincidência, advertido e suspenso por uma corrida. Caso cometa o mesmo erro mais uma vez, será expulso do campeonato sem direito a restituição do valor da inscrição. Se as reclamações pararem, o piloto poderá se inscrever no ano seguinte. Caso o piloto continue agindo contra o campeonato, ou reclamando de sua expulsão, será banido para sempre do Interkart, não podendo participar mais dos campeonatos dos anos seguintes.

20.1 - Nos dias das etapas, o piloto que se envolver em discussões com a organização do campeonato, ou atrapalhar os trabalhos do pessoal do kartódromo, ou a organização entender que está tirando a paz do evento, será: Advertido. Se nem após a advertência parar, será suspenso por 1 etapa, e dependendo da gravidade, expulso do campeonato.

20.1 - Pilotos serão responsabilizados e punidos caso os transtornos forem gerados por parentes/amigos que estejam com ele. Pode ser desde advertência, passando a suspensão por 1 corrida, até a expulsão do campeonato. A organização é soberana para decidir cada caso.

 

21 - PREMIAÇÕES

21.1 - Em cada etapa, serão premiados os primeiros colocados de cada bateria com troféu ou medalhas, conforme a categoria.

21.2 - Caso o campeonato tenha no mínimo 3 etapas realizadas, após o final da última etapa os melhores de cada categoria receberão troféus. Esta entrega se fará em uma data posterior ao da final do campeonato, e este evento terá data e local a serem confirmados pela organização.

 

22 - Entrega de Troféus

22.1 - Caso o campeonato tenha no mínimo 3 etapas realizadas, a entrega dos troféus a título de campeonato se dará em uma data posterior à última etapa do campeonato, a ser informada pela organização. Os pilotos que não comparecerem neste evento, somente poderão retirar seus troféus na primeira etapa do ano seguinte. A confirmação de presença neste evento de confraternização será por ordem de classificação do campeonato, tendo preferência os pilotos mais bem colocados, até a lotação máxima do local.

 

23 - REGULAMENTO

23.1 - Este regulamento poderá sofrer alterações antes e durante o campeonato, sempre que a organização achar necessário.

Dúvidas? Escreva-nos: contato@interkart.com.br